Sudários do Cerrado
Sudários do Cerrado são tecidos brancos ou tingidos com terra, impressos com carvão de árvores de Cerrado queimadas. As impressões foram produzidas a partir da colocação de tecidos molhados sobre troncos e galhos carbonizados. O material ficou exposto ao sol por dias para fixar a impressão.
“ Em Sudários do Cerrado, trabalho realizado em 2017, no período da seca do Centro Oeste brasileiro, o artista faz uso de sua experiência profissional em impressões gráficas para gravar a “face” das árvores do Cerrado carbonizadas por incêndios florestais, desastre recorrente que ocorre na região onde nasceu.
Por meio de um trabalho meticuloso, ele envolve galhos e troncos de árvores queimadas com tecidos de algodão. Dias depois, recolhe as “ataduras” para trabalhá-las no atelier. As imagens mostram registros obtidos a partir do carvão. Algumas delas são tingidas com terra vermelha. A obra evoca o universo simbólico religioso para apresentar uma perspectiva nova e sensível do impacto das queimadas no Cerrado.”
Fernanda Melazo – Jornalista

2017 - Instalação, fotografia e impressão
Fotos do artista